segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Nordestinos



A Região Nordeste é uma região do Brasil com 1.558.196 km² de área e 51.609.027 habitantes [1]. A Região Nordeste é curiosamente um pouco maior que o estado do Amazonas, com cerca de 1.577.000 km², e é a terceira região em área. A região possui 30.998.109 eleitores (IBGE/2002), o segundo maior colégio eleitoral do país, perdendo apenas para o Sudeste.

É a região brasileira que possui a maior quantidade de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte e Sergipe.


Nordestino não se diverte, ele "bota pa decê"!
Nordestino não é distraido... é apombaiado!
Nordestino não vai em festa... ele vai pra bagaceira!
Nordestino não vai com sede ao pote... ele vai com a bixiga taboca!
Nordestino não vai embora... ele pega o beco!
Nordestino nao diz "concordo com vc" ... ele diz "Né isso, omi!!!!
Nordestino não conserta... ele imenda!
Nordestino não bate... ele "senta-le a mãozada!
Nordestino não sai pra confusão... ele sai pro "muído"!
Nordestino não é sortudo... ele é cagado!
Nordestino não fica com raiva...ele pega ar!
Nordestino não corre... ele faz carrera!
Nordestino não diz "eu já vou"...diz "eu vou chegar"!
Nordestino não ri... ele se abre!
Nordestino não tem frescura...tem pantim!
Nordestino não dedura...ele cabueta!
Nordestino não brinca... ele manga!
Nordestino não toma água com açúcar... ele toma garapa!
Nordestino não é gente...é nordestino!

Pense num povo sem parêia!

O Nordeste foi primordialmente habitado pelos homens da Pré-História, posteriormente pelos índios, que antes da colonização ajudavam os europeus na extração do pau-brasil em troca de especiarias, era o escambo; mas foi durante o período de colonização que eles foram sendo incorporados ao domínio europeu ou eliminados, devido as constantes "batalhas" contra os senhores de engenhos.

A região foi o palco do descobrimento (termo utilizado para se referir ao início do processo de colonização do Brasil), os primeiros colonizadores foram os portugueses que chegaram no dia 22 de abril de 1500, ao comando de Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.

Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de roubar aquela madeira tão apreciada na Europa.

Grandes movimentos de revolução a Independencia foi feito no Nordeste como a Sabinada na Bahia e a Balaiada no Piauí e Maranhão.

Durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, na região da Serra da Barriga, atual território de Alagoas, nos vários mocambos palmarinos chegaram a reunir-se mais de 20 mil pessoas. Mas somente em 1694 é que o Macaco, "capital" de Palmares, foi finalmente tomado e destruído, depois de intensa perseguição, Zumbi dos Palmares foi finalmente capturado e teve sua cabeça degolada e exposta em praça pública no Recife.


As imagens contida neste post é do Mestre Vitalino, um dos maiores simbolos nordestino...
Mestre Vitaliano foi um artesão ceramista, mundialmente conhecido por retratar em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino. Esta retratação ficou conhecida, entre especialistas, como arte figurativa. Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre em Paris na França


E pra finalizar com um sotaque bem nordestino "né..."
Nordestino não manda um beijo ele manda um Xero!!!

2 comentários:

thiagoband disse...

AAh seu blog tbm é massa

adoro essa exaltação q vc faz sobre o Nordeste!

Com mt orgulho

Sou de Pernambucoo!!!

AuhA

Abraços

Rogério disse...

Alô Paulo Feliz Ano Novo!! Teu blog é show cara!! tô cheio de novidades falow? GRande abraço e parabéns! Rogério