quarta-feira, 1 de julho de 2009

Adeus Dom José - Fim de um reinado cheio de polemicas


ADEUS DOM JOSÉ CARDOSO SOBRINHO, JÁ VAI TARDE!


Direto do JC

Foi anunciado, nesta quarta-feira (1º), pelo papa Bento XVI o novo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife. O anúncio aconteceu exatamente um ano depois de dom José Cardoso Sobrinho ter apresentado o pedido de renúncia por ter completado a idade máxima permitida para ficar no cargo, 75 anos. O arcebispo completou 76 anos de idade ontem.

O novo arcebispo de Olinda e Recife será dom Antônio Fernando Saburido, 62 anos. Ele é pernambucano, nascido no Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB.


LEGADO - Dom José dirigiu a arquidiocese desde o dia 15 de julho de 1985. Ele substituiu Dom Helder Pessoa Camara (1909-1999), arcebispo emérito de Olinda e Recife, que tinha assumido a arquidiocese em 1964. Diferentemente da situação atual, o pedido de renúncia de dom Helder foi aceito de imediato pelo Vaticano.
Dois anos atrás, o carmelita denunciou ao Vaticano o padre Edwaldo Gomes, da Paróquia de Casa Forte, Zona Norte do Recife, por ter concelebrado missa com um bispo da Igreja Anglicana. Este ano, excomungou a equipe médica que fez um aborto legal numa criança de 9 anos de idade. A garota havia sido estuprada pelo padastro e tinha ficado grávida de gêmeos. A punição também se aplicou à mãe da menina.

Fonte dessa materia aqui


Já era tempo, Dom Dedé tinha mesmo q sair, espero que o novo arcebispo renove a igreja de Recife e não cometa injustiças como o Dom José cometia.

Particularmente sou católico praticante, mas nunca gostei do reinado de Dom José na igreja, muito inquisidor e polêmico, cometeu muitas injustiças também com Dom Helder e me lembro muito bem, era sua marca dentro da igreja, sempre que um padre ia bem numa igreja, fazendo sucesso, o povo começa a aceitar aquele padre, logo vinha, Dom josé e fazia o favor de transferi-lo para outra igreja. Fazendo com que as pessoas se indignassem e sumissem das igrejas. Ele gostava muito de fazer isso, por tanto não fará falta a muitos católicos.

A boa noticia que eu queria um dia ouvir, Dom José deixa a arquidiocese.

Nenhum comentário: