sábado, 16 de fevereiro de 2008

Só os nordestinos entende!



Oxente!

É um verdadeiro dialeto.

Se é miúdo é pixototinho.
Se é pequeno é cotôco.
Se é alto é galalau.
Se é franzino é xôxo.

Tudo que é bom é massa.
Tudo que é ruim é peba.
Rir dos outros é mangar.
O bobo se chama leso.
E o medroso chama frouxo.

Tá torto é tronxo.
Vai sair diz vou chegar.
Dar a volta é arrodeio.
Se é longe é o fim do mundo.

Dinheiro é bufunfa.
Caba sem dinheiro é liso.
Pernilongo é muriçoca.
Chicote se chama peia.

Quem dá furo é fulêro.
Sujeira de olho é remela ou argueiro.
Gente insistente é pegajosa.
Agonia é aperreio ou gastura.
Meleca se chama catôta.
Gases se chamam bufa.

Catinga de suor é inhaca.
Mancha de pancada é roncha.
Palhaçada é munganga.
Desarrumado é malamanhado.
Pessoa triste é borocoxô.
E então é iapôis.
Pois sim é não concordo.

Pois não é estou as ordens.
Correr atrás de alguém é dar carreira.
Passear é bater perna.
Fofoca é resenha.
Estouro se chama pipôco.

Confusão é rolo.
Travessura é presepada.
Gente complicada é nó cego.
Paquerar é se inxerir.
Distraído é aluado.

Visse esse mininu? Nun é fácil ?

Fala-se que o nordestino tem uma linguagem errada, fraca e pobre.
Não existe essa língua errada, fraca ou pobre.
Falamos apenas – DIFERENTE e ao nosso estilo.
Mas, quem fala igual???
Até você, fala diferente dependendo da situação ou do receptor.
O Brasil por possuir uma extensão territorial imensa, tem regiões diferentes. Seja no clima, que por sua vez produz flora e faunas diferentes; seja na cultura, oferecendo costumes, tipos físicos e comidas diferenciadas e também na fala. Cada região tem seu sotaque, dialeto ou gírias.
E isto não é POBREZA e sim RIQUEZA!!
Assim como o gaúcho, o mineiro, o paraense e todos os outros; o nordestino tem sua forma peculiar de se expressar.
Eu por exemplo, acho lindo o sutaque gaúcho, e adoro o carioca e o Paulista que parecem colocar "h" em todas as palavras que falam, é como se a palavra ganhasse mais extensão ficasse maior... não sei extamente como dizer, mas acho o maximo, já o Mineirin é tudo no nhi eita trem baun...

Por isso pense duas vezes antes de falar, para não falar bobagens.
Valorize sua terra! Valorize seu povo!
Eu valorizo o Nordeste, eu Valorizo Pernambuco!Visse?

Vixe Maria!
Entendeu essa(e) menin(a)o?

42 comentários:

Jefferson disse...

Ai...adorei de verdade. Super massa...arretado esse teu texto...rsrs

Engraçado, é mais um blog falando das diferenças hoje.

Viva a ela!

Abraços !

Meerstempel Badist disse...

Falar que o nordestino fala errado, na minha opinião, é o mesmo que o espanhol falar que o português fala errado, pois toda língua nasceu de uma só e foi se modificando conforme a região, no Brasil é assim que funciona, a grande diferença é que temos regras da língua, que são quebrados por todas as regiões formandos os chamados dialetos, mas o que seria de nós sem eles?

Dino Melo disse...

Orgulho de de ser Pernambucano e nordestino sô!!!

ashaushauhsauhsauhsauhsuahsuahsuhas

muito bom cara

by
http://mostdownloads.blogspot.com/

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Eu amo essas palavars regionais!!
Bom domingo Paulito!!

Fred Schubert disse...

haUHUHauhA

REALMENTE ELES FALAM QUASE OUTRA LINGUA , ISSO É BRASIL NÉ
UM PAIS EXTREMAMENTE DIVERSIFICADO.

Dani Rybs disse...

As vezes eh ateh ingraçado o jeito que eles falam...
Ficou bem legal!!!

bjOo

Paulo Roberto disse...

Eu pratico alguns desses dialetos visse meninu...
oXE!

denker disse...

rsrs...
Muito bom ver a diversidade linguistica do nosso país.. rsrs
O seu blog muito bom tbm com otimo conteudo.. parabens..

Vi que ja vem trabalahndo com link de alguns parceiros neah?
se quiser fazer uma troca de link's deixa um recado la no meu avisando ok?
Abraço...

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Boa tardeeeeee

Buda Verde disse...

algumas palavras me fizeram lembra o tempo que morei em campina grande.

Carlos Vin disse...

Mto bom cara... Eu nasci no Rj, mas sou mesmo é da Bahia, já estou muito tempo aqui...
Quase todos ali naquela lista eu entendia

Cara, no proprio nordeste existe dialetos, palavras e formas de falar q são próprias...
No final do ano passado mesmo eu fui pra Paraiba, joão pessoa, perto do seu estado aí.. Rpz, tinha palavras q eu não entendia o porque - "Da gota serena", Usam mto a palavra "Carai", e "visse" q é bonito pra zorra ("zorra" isso é coisa nossa, significa mto)

Vc falou uma coisa certa, vamos valorizar o que é nosso tb

Bom post, cara... Um abraço!

Angéllica Santos disse...

tenho parentes da Bahia, inclusive minha mãe, ja passei por uma situação de um primo pedir pra eu leva-lo na cacunda [qdo eramos crianças, ainda]
eu fiquei com uma interrogação na testa, [sou de SP] entendo a linguagem da terrinha, vice... mas essa de cacunda nunca tinha ouvido falar, kkkkkk
depois me explicaram que eram as costas, eita preula que diferença, cacunda pra costas!



topa parceria>????

visite-me
http://sushidebanana.blogspot.com/

denker disse...

Vlw Cara...
O seu ja ta linkado no meu tbm!!
te mais!!

Sempre passarei por aki pra deixar meu comentario...

abraço!

Ronny Ventura disse...

Rapaz! Texto excelente!

Imprimi pora mostrar prum cabra da peste que vai se amarrar!

Hehehehehehehe

Abração!

http://20-e-poucos-anos.blogspot.com/

Tati disse...

Concordo contigo em relação às diferenças...
E o título, pra uma paulista como eu, fez todo sentido!

Milhouse Van Houten disse...

Gostei muito desse texto e sou paulista mas tenho vontade de conhecer pernambuco e suas culturas um abraço!

Paula Barros disse...

Muito interessante. TEmos sim que valorizar nossa cultura, nosso estado, nossas belezas.
Parabéns!
Qualquer dia vou colocar essa bandeira lá, vc me empresta?

Daniel Augusto disse...

ah...muito bom!

cada trechinho desse brasil traz essa diversidade de cultura que enche os olhos pela sua riqueza!

ai meu brasil....como esse povo é porreta!

huahuauhahuahuauha

bye

r.farias disse...

Mesmo sem querer ... a pessoa solta

Mais não tenho vergonha e como foi citado ORGULHO DE SER PERNAMBUCANO E NORDESTINO !!

Abraço

CHIC-HANDSOME disse...

have a great week

r.farias disse...

hahah saiu meio bizaro mesmo o comentario quis dizer que mesmo sem querer a pessoas soltas as palavras e as fala , mas que isso e de menos ...
e sou sim pernambucano !

hehe Abraço e to vendo o seu outro blog

Denise Machado disse...

Eu tenho orgulho de ser brasiliense, cercada de nordestinos que ajudaram a construir meu quadradinho, sabendo assim e usando muitas dessas maravilhas de palavras. Eu amo Pernambuco! Tenho saudade de bater papo com meus amigos daí, lá em Boa Viagem ou em Bom Jesus. E o bairro Brasília? Cada botequinho com sinuquinha massa! Eu gosto demais do Nordeste e ainda vou me mudar pra esse lugar perfeito, sofrido e arrebatador! Ariano Suassuna, Zeca Baleiro, Chico Sciense, Nação Zumbi e agora, você! Estou indo no outro Blog...

Denise Machado disse...

e volta para dizer que enviei essa postagem aos meus 1.600 amigos de orkut, rsrsrsrsrsr.
Pobresa de linguagem é falar sem ter nada para dizer, não é mesmo? Eu sou arretada e gosto de cabra assim, inteligente, da gota! Sou sua fã, muito obrigada por me colocar aqui. Faz um banner, tá? Linkado com prazer!

Angéllica Santos disse...

oi amigo, obrigada pelo link, vc tb esta la nos meus,
mas... o nome do meu blog
é Sushi de Banana, e não blog da Angel, [é que nois tem q fazer o merchan direitinho né], rs

bjks pra ti!

denker disse...

Boa tarde Paulo!

Olha estarei trocando seu link la do meu blog pelo seu banner ok?
Se puder fazer o msm com o meu link eu agradeço!!!

VLW!!

Abraço

:: Daniel :: disse...

Muito bom encontrar esse texto.
Me faz lembrar das férias no Recife, onde fui muito bem recebido pelos meus amigos.
Saí de lá falando "oxe" e chamando minha mãe de "mainha".

Primeira vez aqui. Voltarei mais vezes, ok? =]

Abs!
Daniel

Denise Machado disse...

Então, eu, de novo,rsrsrsrsrsrsr
Tem um selo pra vc em cada um dos blogs onde escrevo e no Vírgula.

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

MINHA LÍNGUA É MINHA PÁTRIA, CAETANO CANTA ISSO EM LÍNGUA. VOCÊ É O QUE VC FALA,A LINGUAGEM NORDESTINA É RIQUÍSSIMA, ME ORGULHO MUITO DISSO! ÊTA POVO ROCHEDO!

Natasha disse...

Ora, eu sou uma boa carioca e entendi grande parte do texto, ok? u_u'

Hahaha mas é a pura verdade, reconheço. Conheço várias pessoas que 'falam mal' das variações linguísticas do nosso país. Minha mãe é sergipana e talvez por isso seja normal pra mim.. agora, convenhamos, é engraçado ouvir as essas variações. Não só as daí do nordeste, mas de qualquer outro lugar. Até mesmo umas pequenas mudanças que acontecem no 'carioquês'.


Gostei do blog =)

ONILDA disse...

Hahahhaha adorei

Raphael Rocha disse...

Adorei, muito bom!
Cada palavra diferente!!
Parabéns!!

=D

carlos gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carlos gomes disse...

Muitos nordestinos tem vergonha de falar nossa lingua e nosso sotaque pois passei oito anos fora do nordeste e nunca deixei de falar como nordestino ligitimo e olha sou natural do rio de janeiro porem vivo em pernambuco ah 50 anos e acho arretado o modo da gente falar.

carlos gomes disse...

Muitos nordestinos tem vergonha de falar nossa lingua e nosso sotaque pois passei oito anos fora do nordeste e nunca deixei de falar como nordestino ligitimo e olha sou natural do rio de janeiro porem vivo em pernambuco ah 50 anos e acho arretado o modo da gente falar.

fabiana disse...

OLA AMEI SEU BLOG MEU FUTURO ESPOSO E DO RIO E VOU PRA LÁ ELE AMA NOSSO JETINHO ESPECIAL DE FALAR ELE DIZ QUE Ñ QUE QUE EU PERCA ESSE MEU SUTAK MOSTREI PRA ELE TEU BLOG PRA ELE ENTEDER MELHOR MEU LIGUAJAR UM ABRAÇO

novidades para voce disse...

gostei muito do su blog ele é ''massa'' vai la no meu tambem é rogeriolira.blospot.com é massa

Unknown disse...

Aaaaaaaah, o "pernambucanês" é perfeito. Pernambuco imortal, imortal!!! Como eu amo ser pernambucana. Oxe, é massa.

Unknown disse...

Cara, amei seu texto, me identifiquei muito. Sou paraibana e pernambucana, com orgulho, e conheço cada dialeto desses, acho todos massa, porreta. Quem acha que nós falamos errado, é simplismente iguinorante. Apenas ñ falamos a língua padrão, nem nós, nem ninguem. Falamos diferente, essa é a graça.

Jhack'sOn Motta disse...

Sou de manaus am
e seu blog me ajudou
em um trabalho escolar
que raramente poucas vezes
e adicionado aqui
Muito bom
ajudou muito
de parabens seu Blog....

Professora Luana disse...

Só nordestino entende mesmo!Adorei o texto. Sou professora de língua portuguesa e quero saber se vc me permite utilizar esse texto no meu material didático. Adorei. As pessoas precisam compreender que os dialetos são extremamentes enriquecedoras para a história da nossa língua, q começou há tanto tempo e ainda continua a modificar. Sou qse pernambucana(nasci em Sergipe mas amo esse estado)e viva o Recife, essa cidade linda e viciante!manda a resposta pro meu e-mail por favor.gde abraço.(luana.letras@hotmail.com)

CRE! disse...

oi boa tarde?
nossa eu amei viu?
eu tambem tenho muito orgulho de
ser nordestina!!
bjus

nêguinhah' disse...

oxe,eu achei muito massa,mais eu queria mais coisas do nordeste