quinta-feira, 6 de março de 2008

Data Magna de Pernambuco


Hoje Pernambuco está em festa, é feriado facultativo, comemoramos a data Magna do Estado, 06/03.
Ela foi a mais importante de nossas revoluções. Pela primeira vez houve no Brasil um governo independente de Portugal conduzido por pernambucanos".
A Revolução Constitucionalista estabeleceu sua própria constituição e exército à revelia da corte portuguesa. Por 74 dias, o estado viveu sob esse governo provisório. "Ela deixou uma marca grande na nossa cultura, como nossos grandes heróis. Foi nela que surgiu a bandeira de Pernambuco"
Pernambuco era o único estado que ainda não tinha uma data magna no calendário.
O feriado é facultativo, Algumas repartições fecham, haverá uma grande festa no Marco Zero da cidade, com a encenação da Peça A revolução de 1817 sob direção de ator e diretor Jose Pimentel e o elenco da Paixão de Cristo do Recife, logo em seguida o Show do cantores André Rio lançando seu novo DVD "Pernambuco Sou" e o cantor Santana que puxará o Hino de Pernambuco, “acredito que em Ritmo de forró”. Ainda acontecerá no mesmo horário na Livraria Cultura um bate papo sobre o tema da Revolução com o jornalista e escritor Paulo Santos de Oliveira, autor do livro A noiva da Revolução.
Viva Pernambuco, Sou de Pernambuco, Por isso tenho tanto orgulho de ser Pernambucano, Por isso somos o Leão do Norte...
Pernambuco, imortal imortal!
Hino de pernambuco na Voz do Alceu Valença

5 comentários:

(Didixy) Conquistadores disse...

Muito legal da sua parte ter esse orgulho, é dificil alguem da cidade que mora ser assim.
Por isso que o Brasil é assim.


Pernambuco é lindo.

Abs

ED CAVALCANTE disse...

PERNAMBUCO FOI O ÚLTIMO A CRIAR SUA DATA MAGNA, MAS FOI O PRIMEIRO A SE REBELAR CONTRA PORTUGAL!SOMOS PIONEIROS EM NÃO ACEITAR CABRESTOS: PRIMEIRO GRITO DE REPÚBLICA FOI EM OLINDA, A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, A PRAIEIRA,OU SEJA, TÁ NO SANGUE O ESPÍRITO REVOLUCIONÁRIO, O SANGUE "FREVE"! ME ORGULHO DE SER PERNAMBUCANO!

Paula Barros disse...

Muito bem garoto.. Ainda não tinha entendido esse feriado. Você não pode deixar o blog muito tempo sem boas informações, fico órfã.
E Ed complementou.
abraços

Fabiano disse...

To retomando o Blog amigo

Abraços

Davi Arloy disse...

Sempre exultando a terra natal né?! rs
Parabens a voces mesmo! Sempre fico feliz ao ver que ainda existem pessoas que pensam por si próprias e nao se deixam levar pelo lifestyle norte-americano.

Abs Paulo