quinta-feira, 12 de março de 2009

Parabéns Recife 472 anos e Olinda 474 anos!




Doze de março. Esta é a data oficial dos aniversários das duas cidades mais importantes da história de Pernambuco. Recife comemora 472 anos em 2009, enquanto Olinda apaga velinhas para 474 anos. Muita gente, porém, acha estranho como duas cidades independentes façam aniversário na mesma data, com exatos dois anos de diferença. Como é possível?
Segundo o historiador Leonardo Dantas Silva, a data de 12 de março é uma convenção, baseada no mais antigo documento histórico que menciona a existência de Recife e Olinda.
A Carta Foral foi um documento escrito por Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, em 1537. O documento foi datado de 12 de março de 1537, e enviado ao rei de Portugal, Dom João III. No texto, Duarte Coelho descreve com precisão e encantamento as duas cidades. Apenas em 1966, quando foi formada uma comissão para decidir quando deveria ser comemorado o aniversário do Recife, decidiu-se estipular a data da Carta Foral como marco zero do nascimento da cidade.
Como os historiadores são unânimes em considerar que Olinda nasceu antes, decidiu-se, por consenso, atribuir a Olinda a mesma data de aniversário, com dois anos de antecedência.
A verdade é que as duas cidades já existiam antes dos respectivos aniversários. "No Recife, inclusive, já se falava da existência do Porto naquele ano. Um porto jamais teria sido construído sem que houvesse uma população grande e estável na cidade”, raciocina Dantas Silva.
De qualquer forma, as duas cidades – arquitetonicamente próximas, e de belezas naturais que garantem para ambas postos de destaque no mapa turístico do Brasil – estão de parabéns.

4 comentários:

Paula Barros disse...

Parabéns a Recife e Olinda, parabéns a você por esse carinho e admiração pela nossa cidade.

abraços

Gutemberg Xavier disse...

OBrigado, espero contar sempre com você no nosso Blog, que já foi muito visto pelo sudestinos, mas parece q ele morgou...

gostie muito do seu blog... vc é pernambucano???

ah, hoje tou sem tempo, mas vc vvai entrar para minha lista de favoritos e seguidos...
tchau.

Pernambucanos Arretados disse...

Parabéns aos meus amores =D

Conceição Bentes disse...

Parabéns a Veneza Brasileira e a Marim dos Caetés, pela historia de seus bravos filhos

bjos

Ceição Bentes